CASCALHO RICO COMPLETA 74 ANOS

26/12/2022

CASCALHO RICO COMPLETA 74 ANOS

No dia 27 de dezembro de 1948, a Aldeia do Rio das Pedras foi emancipada.  O Município de Cascalho Rico completa neste dia 27/12, 74 anos de emancipação política administrativa.

“Quero agradecer a cada cidadão de hoje e do passado que ajudou a erguer cada tijolo no desenvolvimento da nossa cidade. Essa é a terra querida que amamos e cuidamos”, disse o prefeito José Borges.

Hoje, à frente do Executivo Municipal, o prefeito José Borges (PSD) dá sequência ao trabalho progressista, onde tem atuações importantes na habitação, infraestrutura urbana e rural, acolhimento das famílias, e em especial, dois alicerces que marcam sua história, a promoção de saúde e educação de qualidade.

Um pouco da história dessa cidade

Em 06 de Outubro de 1890, o Decreto nº 199 eleva a Distrito de Paz, a Aldeia do Rio das Pedras, integrada ao Município de Estrela do Sul. Em 07 de Setembro de 1923, a Lei nº 843 muda para Cascalho Rico o nome do Distrito da Paz. Finalmente, em 27 de dezembro de 1948, pela lei nº 336 foi instituído e emancipado como Município.

A sede do município está localizada numa elevação, a qual serviu de caminho ao tradicional ANHANGUERA, e é banhada pelo Ribeirão das Pedras, a cuja margem direita se localiza.

Existe na sede, antiga imagem de São João Batista, trazida pelos índios de Mato Grosso, por volta de 1743, e a festa deste Santo, que é o Padroeiro da Cidade, celebra – se a 24 de junho, com uma procissão que se tornou tradição.

A rede hidrográfica é representada pelos rios Paranaíba e Bagagem, sendo aproveitado o potencial hidrelétrico no grande Reservatório de Emborcação.